Os Benefícios do óleo de coco para a saúde
Um exemplo perfeito de um alimento saudável que tem sido demonizado por profissionais de nutrição é o óleo de coco, os benefícios do óleo de coco são muito variados.Ele ficou taxado como um “mau” porque é muito rico em gordura saturada.Mas, como sabemos, a gordura saturada não é tão ruim e se usado corretamente pode ser um óleo de cozinha perfeitamente saudável.
Óleo de coco obteve uma má reputação no passado
O óleo de coco é uma das mais ricas fontes de gordura saturada que você pode encontrar, com cerca de 90% das calorias como gordura saturada.A gordura saturada foi injustamente demonizado há algumas décadas por alguns cientistas inclinados mas altamente influentes. No entanto, novos estudos mostram que não existe uma associação entre a gordura saturada e doenças cardíacas.Os estudos iniciais sobre o óleo de coco que supostamente demonstraram que era insalubre o uso do óleo de coco refinado e hidrogenado, pois continha gorduras trans.Estes estudos têm nenhuma relevância para o óleo não refinado, orgânico, virgem que é comumente encontrada em lojas de alimentos saudáveis hoje … que é o assunto deste artigoPopulações que tem a alimentação a base de coco são super saldáveis
Se a gordura do coco é ruim para você, então deveríamos ver algumas pessoas muito doentes em populações que consomem muito disso.Mas nós não vemos. Populações que comem uma grande percentagem de calorias provenientes de cocos são muito mais saudáveis do que as nações ocidentais.Tokelauanos pessoas de um pequeno território da Polinésia comem mais de 50% das calorias provenientes do coco e foram os maiores consumidores de gordura saturada no mundo. Os Kitavans (povo de uma região da Oceania, no extremo oeste do Oceano Pacífico e a nordeste da Austrália) consomem até 17% de calorias a base de gordura saturada, principalmente a partir de coco.Ambas as populações não tinha traços de doença cardiovascular, apesar do consumo de gordura saturada tão elevadas e eram em geral de saúde excepcional.Óleo de coco tem uma composição única de ácidos graxos
O óleo de coco é muito diferente da maioria dos outros óleos de cozinha e contém uma composição única de ácidos graxos.Os ácidos graxos são cerca de 90% saturada.Isso faz com que o óleo de coco seja altamente resistente à oxidação em altas temperaturas. Por esta razão, é o óleo perfeito para métodos de cozimento em alta temperatura, como fritura.Além disso, o óleo de coco é composto quase inteiramente de triglicerídeos de cadeia média.Esses ácidos graxos vão direto do trato digestório para o fígado, onde eles são susceptíveis de serem transformados em corpos cetônicos e fornecendo uma fonte rápida de energia.Pacientes epilépticos em dietas cetogênica costumam usar essas gorduras para induzir cetose permitindo ao mesmo tempo uma redução de carboidratos na dieta. O óleo de coco é rico em ácidos graxos saturados de cadeia média. Eles são resistentes ao calor elevado e pode facilmente se transformar em corpos cetônicos no fígado.O óleo de coco é rico em ácido láurico
O ácido graxo mais abundante no óleo de coco é o ácido láurico de 12 carbono, que é dividida em um composto chamado monolaurina no corpo.Ácido láurico e monolaurina são ambos muito interessantes devido ao fato de poderem matar microrganismos como bactérias, fungos e vírus.Por esta razão, o óleo de coco pode ser ativo contra várias infecções. O principal ácido graxo no coco é um assassino eficiente de patógenos.Óleo de coco, lipídios no sangue e doença cardiovascular
Óleo de coco não refinado, realmente melhora o perfil lipídico no sangue.Em dois estudos com ratos separados, óleo de coco virgem foi comparada com óleo de copra (óleo de coco refinado) e óleo de milho.O óleo de coco virgem reduziu significativamente total e LDL colesterol, LDL oxidado, triglicérides e aumento do HDL (o bom colesterol).Ele também teve efeitos favoráveis sobre os fatores de coagulação do sangue e o status antioxidante.Em um estudo de mulheres com obesidade abdominal, óleo de coco reduziu o aumento de HDL e LDL: HDL, enquanto o óleo de soja aumentou total e o colesterol LDL e HDL diminuída.Triglicéridos de cadeia média (as gorduras no óleo de coco), também têm sido mostrados para reduzir os triglicéridos do sangue em comparação com as gorduras de cadeia longa.O óleo de coco pode ser protetor contra doenças do coração, e não o contrário.Óleo de coco pode ajudar a perder peso
Há evidências consideráveis de que o óleo de coco pode ajudar a perder peso.Em um estudo com 40 mulheres com obesidade abdominal, as que fizeram o uso do óleo de coco tiveram uma redução na circunferência da cintura em relação as que fizeram uso do óleo de soja ao mesmo tempo, melhorando marcadores de saúde.Triglicéridos de cadeia média têm sido também mostrado consistência para promover a perda de peso em ambos os estudos em animais e humanos:- Eles aumentam o gasto de energia em comparação com as gorduras de cadeia longa.
- Eles conduzem a uma maior saciedade.
- Eles conduzem a uma maior proporção do peso perdido provenientes de gordura, o que indica que eles podem ser poupadores muscular.
- Substituindo outras fontes de calorias para o óleo de coco é susceptível na ajuda de perda de peso.
Óleo de coco tem outros benefícios de saúde surpreendentes
Como eu mencionei acima, o óleo de coco é susceptível de se transformar em corpos cetônicos no fígado.Os corpos cetônicos podem fornecer energia para o cérebro. Eles são particularmente úteis contra a epilepsia e também podem melhorar a várias outras desordens.O óleo de coco também aplicado topicamente pode hidratar a pele e proteger contra danos do cabelo.Para cima de tudo isso, o óleo de coco fica excelente com quase todos os alimentos e o gosto fica incrível.Todo mundo já ouviu falar sobre o óleo de coco, não é mesmo? Ele ficou bem conhecido nos últimos tempos junto ao público adepto da reeducação alimentar e emagrecimento por seus inúmeros benefícios. E realmente, existem bons motivos para inserir este óleo na dieta!
Como o nome já diz, o óleo de coco é extraído do coco e existem dois tipos deste alimento, o extravirgem e o refinado. O extravirgem é extraído do coco fresco e o refinado do coco seco.
Este óleo possui uma boa quantia de gorduras saturadas e normalmente são triglicerídeos de cadeia média, e não de cadeia longa, como são encontradas comumente nos alimentos. Isso significa que eles são super bem absorvidos pelo organismo trazendo melhorias para a saúde.
O óleo de coco ainda possui muitos benefícios para a saúde. Olhem só!
Auxilia no emagrecimento: De acordo com pesquisa realizada em 2000 no Canadá as pessoas que utilizavam o óleo de coco na dieta tinham uma maior quebra das gorduras, comparado aquelas que usavam óleos comuns na alimentação.
Melhora o sistema imunológico: A ingestão de óleo de coco faz com que o organismo combata o ataque de microrganismos ao nosso corpo e também ajuda na absorção dos nutrientes dos alimentos. Ele também tem o poder de melhorar o trabalho do intestino ao eliminar as bactérias que fazem mal, contribuindo, assim, para a imunidade.
Saciedade já: As gorduras têm uma digestão mais lenta e ficam mais tempo no estômago, gerando aumento da saciedade. Estudiosos da Universidade de Columbia e do Centro de Pesquisa sobre Obesidade de Nova York, constataram que os triglicerídeos de cadeia média ativam hormônios que estão relacionados a sensação de saciedade. Se estamos satisfeitos, comemos menos e é mais fácil seguir a dieta. Segundo o estudo, ao consumir o óleo de coco no café da manhã, é comum que a gente coma menos nas próximas refeições.
Diminui a barriga: Segundo estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, as pessoas que adicionaram o óleo de coco às refeições emagreceram e perderam sete vezes mais gordura abdominal que os demais participantes da pesquisa.
Fonte de energia: Por ser um lipídeo, o óleo de coco é uma excelente fonte de energia, podendo ser usada no pré treino.
Pele e cabelos bonitos: O óleo na dieta contribui para a elasticidade da pele e os antioxidantes presentes no alimento auxiliam no combate aos radicais livres, que provocam o envelhecimento precoce. Esse óleo também pode ser utilizado para hidratar os cabelos, sendo acrescentado aos cremes.
Melhora o fluxo intestinal: Os alimentos ricos em gordura ajudam na digestão e melhoram a constipação intestinal pois a gordura se mistura com o bolo alimentar e as fezes, facilitando a passagem pelo sistema digestivo. Também tem ação antibacterianas e ajuda a eliminar as bactérias ruins do intestino.
Ativa o metabolismo: o óleo de coco tem ação estimulante e age na tireoide acelerando o metabolismo e fazendo com que o corpo gaste mais calorias.
O óleo de coco pode ser adicionado nas refeições ou receitas e tem gente que até toma puro. Para isso é importante que a dieta esteja equilibrada pois o consumo excessivo de gorduras pode levar ao aumento de peso.
Para adicionar nas receitas, basta trocar o óleo comum pelo óleo de coco. Eu gosto de fazer bolos integrais, tortas e muito mais!
Quantos benefícios, né gente? Vocês já conheciam o óleo de coco? Quem já usa no dia a dia? Se tiverem receitas com ele deixem nos comentários!






























Reprodução













