Corrija os efeitos colaterais da escova progressiva

Cabelo liso demais, raiz oleosa e pontas secas são os problemas mais comuns
 O sucesso da escova progressiva, solução para quem não aguentava mais passar horas com o secador em punho, veio acompanhado de uma avalanche de preocupações quanto aos efeitos desse tipo de tratamento no cabelo. "Logo que o serviço começou a ganhar os salões, passei a atender muitas pacientes que não sabiam mais o que fazer para salvar os fios quebradiços", afirma o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo.

Com a substituição do formol por outras substâncias, a queda de cabelo e o enfraquecimento dos fios diminuíram bastante, mas outros inconvenientes, como a descamação do couro cabeludo ou a oleosidade excessiva na raiz, continuam sendo um problema. Veja as dicas dos especialistas para contornar essas e outras situações que aparecem após esse tipo de alisamento. 


Cabelo oleoso - foto: Getty Images 
 É comum que a raiz do cabelo fique mais oleosa após a escova progressiva. Isso acontece porque a oleosidade costuma ser maior nos fios lisos que nos fios ondulados. É comum estranhar isso logo nos primeiros dias após o procedimento. Para combater a oleosidade dos fios, vale lançar mão de xampus para cabelos oleosos e não usar água muito quente, que estimula a glândula sebácea a produzir mais óleo, na hora da lavagem.

O cabeleireiro visagista Robson Trindade, professor da Universidade Anhembi Morumbi, explica que esse inconveniente é ainda maior em quem faz escova progressiva com o formol ou seus derivados proibidos. "Nesses casos, o formol forma uma película que não deixa a oleosidade penetrar no fio, então ela permanece na superfície, dando o aspecto oleoso", afirma o especialista. Nesses casos, a única solução é ir ao cabelereiro e solicitar que ele faça uma desintoxicação do cabelo, retirando o produto tóxico - isso é feitos somente por um profissional, a partir do uso de um produto específico.
Cabelo seco - foto: Getty Images 

Pontas secas

Em contraponto à oleosidade da raiz, as pontas acabam ficando extremamente ressecadas. Afinal, a escova progressiva, por ser um tratamento químico que altera a disposição da queratina nos fios, pode danificar os cabelos. "Para ter pontas bonitas sem aumentar a quantidade do sebo da raiz, lembre-se de passar o condicionador apenas no comprimento dos fios e prefira produtos específicos para essa parte do cabelo, como os óleos reparadores de pontas?, afirma Valcinir Bedin.
 Descamação do couro cabeludo - foto: Getty Images 

Descamação do couro cabeludo

"A descamação do couro cabeludo acontece em função de uma reação alérgica ao produto utilizado", afirma o dermatologista Valcinir Bedin. O especialista conta ainda que esse é um tipo de dermatite seborreica que acaba regredindo com o tempo. Se a melhora não acontecer, procure um médico para iniciar o tratamento, geralmente feito com loção capilar anti-inflamatória. Outra dica é anotar qual foi o produto usado na escova progressiva e evita-lo nas próximas aplicações.
 Cabelo muito liso - foto: Getty Images

Liso escorrido

Bem liso ou com algumas ondas é como seu cabelo pode ficar após a progressiva, isso vai depender da forma como o produto é aplicado e da secagem realizada pelo cabeleireiro. Mas às vezes o cabelo fica sem movimento nenhum, ou seja, com aquele aspecto chapado. "Isso acontece porque a escova progressiva deixa um resíduo, que pode ir se acumulando nos fios, tornando-os cada vez mais lisos", explica o cabeleireiro Silvio Rosa, consultor da Condor. Se o cabelo chapou e você não gostou do resultado, o especialista recomenda o uso de um reconstrutor de cachos, que faz com que os cabelos ganhem ondulação. Mas se o seu desejo é volume sem cachos, a única solução é esperar o produto sair dos cabelos.
  Fios elásticos  - foto: Getty Images

Fios elásticos

Algumas vezes, a progressiva deixa os fios elásticos, isso acontece porque o tratamento pode mudar a distribuição de queratina no cabelo. Hidratação semanal e tratamentos à base de queratina, como a selagem dos fios, amenizam o problema, mas também reduzem o efeito da progressiva.

 Cabelo - foto: Getty Images

Curta duração

A duração da progressiva varia muito de acordo com o produto usado. Alguns agem de maneira mais suave, outros alteram mais profundamente a estrutura do cabelo. De qualquer forma, com o tempo, o tratamento acaba saindo dos cabelos nas lavagens ou porque os fios cresceram e voltaram a ser crespos. Silvio Rosa orienta a evitar xampus com sal, pois o sódio presente no produto acelera a remoção da progressiva. Também vale reduzir o número de lavagens por semana. "Se você está acostumado a lavar os cabelos todos os dias, tente intercalar a lavagem", orienta Silvio.
Cabelo crespo - foto: Getty Images

Se a progressiva não pegar

Você fez a progressiva e, mesmo assim, algumas mechas cismam em enrolar? Isso aconteceu por algum erro na técnica de aplicação, provavelmente no tempo que o produto foi deixado no seu cabelo. A única solução para esse problema é voltar ao cabeleireiro e pedir um retoque. Silvio Rosa garante que a reaplicação dos produtos não danificará mais os fios.




Evite os sete erros que tiram a escova progressiva

Tem dica especial para a lavagem, usar a piscina e aplicação de química

Folga da escova, cabelos arrumados só com uns jatinhos de secador e menos tempo no salão são só algumas das vantagens que transformaram a escova progressiva em tratamento - quase! - obrigatório para quem não gosta de volume e nem de ondas no cabelo. O problema é que, ao comemorar os fios mais uniformes e alinhados, muita gente nem dá ouvidos para as recomendações do cabeleireiro e ignora os cuidados para fazer a progressiva durar mais. Resultado: a aplicação precisa ser repetida num intervalo curto demais e, nem sempre, o cabelo tem resistência suficiente para aguentar a química. "O cabelo deve ser preso de maneira suave, sem apertar ou torcer demais os fios e, ao fazer a escova em casa, nada de puxar demais o cabelo ou ele se quebra", afirma o hairstylist Jaime Higuti, do Soho Hair. Ele e outros especialistas ensinam como fazer para sua progressiva durar mais.
Mulher fazendo hidratação nos cabelos loiros - Foto: Getty Images 

Fazer hidratação com limpeza profunda

Após a escova progressiva, os fios são encapados por uma espécie de verniz e isso impede a absorção de outros produtos pela cutícula do cabelo. "Trate os fios com queratina entre dez e 15 dias antes de fazer a progressiva, assim o cabelo é impermeabilizado com o hidratante", afirma o hair stylist Luiz Cintra, do salão Emília Borges. Depois de cerca de um mês, os cabelos começam a perder a capa da progressiva e a hidratação passa a fazer efeito outra vez. Mas tome cuidado: nada de usar xampus de limpeza profunda, o que acelera o processo de retirada do efeito liso.
 Mulher enxugando os cabelos com uma toalha azul - Foto: Getty Images

Lavar os cabelos todos os dias

Não são só os xampus de limpeza profunda que podem retirar o efeito liso dos fios. "As vitaminas que os fios possuem naturalmente acabam saindo na lavagem, não há tantos resíduos para serem eliminados em períodos tão curtos", diz o cabeleireiro Luiz Cintra. Para ele, o ideal é lavar os cabelos de três a quatro vezes por semana, dando um intervalo de um dia entre uma lavagem e outra.

 Frascos de xampu com toalha - Foto: Getty Images

Xampu para cabelo tingido

Quem fez escova progressiva sempre procura por xampus sem sal e condicionadores específicos para cabelos com progressiva. Mas, de acordo com o hairstylist Luiz Cintra, um pouco de sal todas as fórmulas apresentam - ou não formaria espuma e nem lavaria os fios. Segundo o especialista, o ideal são os xampus para cabelos coloridos, feitos para não retirar a pigmentação dos fios e mais nutritivos, prolongando o efeito da progressiva.
Mulher tingindo os cabelos com papel alumínio no salão - Foto: Getty Images

Pintar os cabelos logo depois

Mechas feitas no cabelo com progressiva deixam os fios mais frágeis, e eles se quebram, além de perderem o efeito liso. Por isso, se você quer fazer luzes ou mudar a cor dos fios, faça isso uma semana antes do alisamento.

 Mulher tirando uma soneca com os cabelos morenos molhados - Foto: Getty Images

Dormir com cabelo molhado

Dormir com o cabelo molhado modifica a estrutura dos fios, não importa se você tem ou não progressiva. A situação ainda piora se os fios forem presos - como eles ficam mais elásticos por causa da progressiva, vão se quebrar com facilidade. O ideal é passar secador rapidamente, nem que seja só para tirar o excesso de umidade.

 Mulher no salão de cabeleireiro com secador de cabelos - Foto: Getty Images

Ficar muito tempo sem fazer o retoque

É preciso repor a umidade e as vitaminas que o fio acaba perdendo quando a progressiva é repetida muitas vezes seguidas, uma hidratação mensal e o corte a cada três meses são essenciais. O retoque nas raízes também deixa o cabelo com aparência revigorada sem desgastar ainda mais a estrutura do cabelo e deixa-lo com aparência artificial.
 Mulher na piscina com os cabelos longos - Foto: Getty Images

Usar demais a piscina

Muita gente faz a progressiva, justamente, para poder viajar sem perder tempo demais para arrumar o cabelo. Mas é preciso saber que, quanto mais contato com o cloro ou com o ozônio, maior o desgaste da progressiva. O mesmo acontece com a água do mar e isso não tem a ver com o fato de ela ser salgada. "O problema é que, a cada vez que você se molhar, vai precisar lavar os cabelos com xampu, passar condicionador e aplicar cremes que vão eliminando o efeito liso pouco a pouco", esclarece o hairstylist Jaime Higuti, do Soho Hair.


voltar ao topo

Voltar ao topo